[Entrevista] Cristiane Broca




     01.   Quem é Cristiane Broca?

Sou muitas em uma, tantas que é difícil me resumir. Se eu for usar uma só palavra posso dizer maluca, porque abrange várias coisas. Se eu for citar algumas características direi alegre, sensível, falante, distraída, brava, desorganizada, carinhosa... viu? Maluca!
Gosto de viver intensamente e de estar com as pessoas que eu amo.  Sempre gostei de artes, música, cinema e literatura, e sempre me envolvi em projetos onde elas estivessem. Já apresentei teatro na escola, amo a sétima arte, estudo violão e escrevo desde o início da adolescência. Sonhava em ser escritora mesmo quando não acreditava ser possível, e agora finalmente estou realizando o meu sonho. Só tenho recebido feedbacks positivos a respeito do meu trabalho e isso só me faz perceber que estou no caminho certo, e que a literatura é o meu lugar.

02.   Como e quando você começou a escrever?

Foi no início da adolescência. Eu era fã da novela Chiquititas, e na novela as órfãs se distraiam e se distanciavam de suas tristezas contando histórias umas para as outras. Naquela época eu escrevi meu primeiro livro, em um caderno de brochura, onde eu e as minhas amigas vivíamos uma grande aventura. Alguns anos mais tarde, escrevi um romance infanto-juvenil, e aos quinze anos comecei a escrever crônicas de amor, que minhas amigas elogiavam e copiavam para mandar para os namorados. Minha escrita foi interrompida – embora não totalmente – pelo destino. Perdi minha mãe aos dezesseis anos, cinco anos após ter perdido meu pai. Com essa grande perda eu bloqueei.
Nos anos seguintes eu trabalhei muito, estudei, morei com parentes, me mudei, tive um filho, fiz faculdade... Por muito tempo tive uma vida corrida e cansativa, e somente depois que me formei, em dois mil e oito, e me casei, em dois mil e nove, que as coisas se assentaram. E quando isso aconteceu a vontade de escrever veio à tona com força total. Desde então não parei mais. Enquanto publico meu primeiro livro já começo a trabalhar no segundo, queserá outro romance encantador. Além de escrever também leio muito. Minha coleção de livros só cresce e estou feliz por saber que agora irei participar desse mundo que tanto adoro.


03. Foi fácil o processo para conseguir uma editora? Conte-nos como foi.

Quando agente termina um livro, quer logo publicá-lo, mas não é assim que funciona. É preciso ter paciência e perseverança para encontrar uma editora que melhor de adeque ao seu perfil, além disso, não é fácil ser descoberto quando ainda se é um desconhecido no mercado editorial.
Como eu tinha pressa, não esperei muito. Procurei por algumas editoras e esperei alguns meses. No fim, peguei as propostas que já eram certas e escolhi entre elas a que melhor se encaixava dentro das minhas necessidades e do meu perfil literário.

04.   Qual a sensação de ter um livro em suas próprias mãos?

Infelizmente ainda não tenho essa resposta, porque meu livro está em processo de edição. O que posso dizer desde já é que estou muito feliz e apreciando cada etapa deste processo. Acho que quando o receber em mãos vou surtar. Já planejei filmar esse surto e colocar no youtubecom o título: Escritora louca surta com o livro nas mãos (haha). Receber meu livro em mãos será a materialização do meu sonho, e com certeza será um momento único.

05.   Este é o seu primeiro livro, certo? Conte-nos um pouco sobre ele.

Cinco Anos é o meu primeiro romance. Ele conta a trajetória de uma jovem batalhadora do interior de São Paulo que tem uma bagagem de vida difícil, e ao mesmo tempo tem a vida toda pela frente.  Após ouvir a pergunta: Onde você se imagina daqui a cinco anos? – que todos nós já ouvimos ou ouviremos em algum ponto da vida -, ela é obrigada a olhar para si mesma e decide se abrir para as oportunidades que lhe surgirem dali em diante.  E no momento que ela decide isso, entra em uma luta constante contra seus medos e traumas do passado.  Muita coisa acontece e, ao longo do tempo, podemos observar as voltas que sua vida dá e seu amadurecimento diante das dificuldades.

A protagonista: A Ângela é uma jovem com uma enorme capacidade de amar, mas que ao mesmo tempo tem medo do amor. Ela é muito humana, e como tal, cheia de qualidades e defeitos. Apesar da vida difícil ela é alegre, desorganizada, moleca, confusa... e também generosa, paciente, bem humorada... É difícil não se apegar a ela, e aos outros personagens também, pois cada um tem o seu brilho próprio.

O livro traz laços fortes como a amizade e a família, e também traz desafios, como vencer o medo e superar as próprias barreiras. Ele fala sobre a pessoa certa no momento certo, e sobre como o destino age de uma forma que muitas vezes não entendemos.

05.   Como surgiu a ideia de seu livro?
A ideia desse livro surgiu a partir de um sonho que tive com um casal em duas situações diferentes. Foi como um filme, e a química entre eles era tão forte e poderosa que eu imediatamente comecei a escrever. Era uma história que começava já no passado e vinha para o presente. Quando percebi que ela levaria cinco anos para ser concluída, direcionei todo o conteúdo do livro para o diálogo dos cinco anos, já existente no início. E o resultado ficou surpreendente. 

06.   Qual dica você daria a aqueles novos escritores que estão batalhando para publicar seus livros?
1ª - Leia muito e escreva muito para aprimorar sua escrita. Não seja afoito, refaçam o texto quantas vezes achem necessário, até que ele agrade a você mesmo como leitor.  Porque quando você se emocionar com o próprio trabalho, irá emocionar outros também.
2ª - Essa dica é importante porque funcionou muito para mim: Procure se especializar. Quando comecei a escrever não tinha ideia de como estruturar um romance. Em maior desse ano conheci a escritora Lycia Barros, uma escritora de sucesso que ministra cursos de escrita e mercado editorial. Fiz o curso com ela e aprendi muito, principalmente a estruturar o livro desde a ideia inicial, o que economiza tempo e garante uma história melhor, sem pontos em abertos. No momento em que você aprende essa estrutura, fica tudo mais fácil. Essa mesma escritora tem um canal chamado papo literário no youtube, onde posta vídeo com várias dicas para novos autores.
3ª – Leve a literatura a sério e seja profissional, mesmo que no início não possa viver somente disso. 4ª – Invista no seu sonho. Seja tempo, dinheiro ou energia – de preferência os três -, mas invista. Procure desenvolver um bom trabalho, alie-se a outros escritores, iniciantes ou não, busque ajuda com profissionais do ramo quando necessário, procure saber todas as etapas da criação e publicação de um livro, mantenha-se informado sobre a situação atual do mercado literário e busque parcerias de divulgação.
5ª – Corra atrás de informações e tenha foco. Saiba qual é o público-alvo do seu livro e onde encontrar esse público, quais editoras podem vir a apostar em seu trabalho e qual a melhor maneira de abordá-las.
6ª – Seja paciente enquanto estiver aguardando respostas das editoras. Estas podem demorar e até não chegar, por isso, saiba avaliar suas propostas e não desperdice uma boa chance real por uma chance maior, porém, incerta.

Um comentário

  1. Adorei a entrevista. Parabéns, Cristiane!! As dicas para os novos escritores foram maravilhosas. Muito sucesso com "Cinco Anos"!!! Você merece!!

    ResponderExcluir